
SERGIO RODRIGUES DIAS FILHO
Graduado em Direito (FDV), possui Mestrado em Direito Constitucional (UFF) e MBA’s em Direito Tributário (FGV) e Agronegócios (USP), oportunidade em que se dedicou ao estudo do complexo agroindustrial brasileiro e do setor produtivo de orgânicos, com ênfase em estratégias competitivas, cooperativismo, gestão de pessoas, governança corporativa, sucessão familiar e proteção patrimonial de grupos e empresas familiares.
Atuou como jurista colaborador na edição dos Projetos de Lei sobre a criação da Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural e a inclusão do Agroturismo Familiar no Cadastur, com participação na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Foi cofundador e Secretário Geral da Comissão de Direito Agrário e Agronegócios da OAB-ES. Foi Diretor Técnico do Montanhas Capixabas C&VB entre 2020 e 2024, nas gestões dos Presidentes Leandro Carnielli e Valdeir Nunes. Permanece no MCC&VB como Conselheiro e defende interesses regionais no COMTUR-DM, no CONTUR-ES e na Câmara Empresarial de Turismo da FECOMERCIO-ES.
A trajetória jurídico-consultiva no Agro e no Turismo, bem como, a experiência adquirida a partir do MBA em Agronegócios (USP), evidenciaram oportunidades de negócios de impacto social positivo nas Montanhas Capixabas. Nesse sentido, no Apiário Florin, tradicional empreendimento familiar holandês de Pedra Azul, Domingos Martins, liderou ações estratégicas que resultaram na conquista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, chancelado pela OMT e principal reconhecimento de turismo sustentável no Brasil. Após essa gratificante vivência nos setores de apicultura e cafeicultura orgânica, dedica-se também a parcerias de negócios na área de bioinsumos, com ênfase nas cadeias produtivas de gengibre e de café.

RENATA APARECIDA LUCAS
Graduada em Direito (UVV), possui Mestrado em Filosofia (UFES) e Especialização em Direito Ambiental (UVV). Durante 09 (nove) anos, foi Chefe da Assessoria Jurídica do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) e, no período de 2012 a 2017, ocupou o cargo de Procuradora Geral do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES).
Durante o período laborado no CREA-ES, foi idealizadora e coordenadora do Projeto de Reestruturação da Procuradoria Jurídica, bem como, responsável pela implantação do Programa de Recuperação de Créditos Tributários mediante a adoção de práticas colaborativas, cujo case foi finalista do III Prêmio de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, ocorrido no ano de 2017.
Foi Membro Titular do Conselho Consultivo da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Espírito Santo (CBMAE-ES) e da Câmara Técnica Recursal e de Assuntos Jurídicos do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo (CONSEMA), além de Membro Suplente da 1ª JARI do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES).
Foi Membro da Comissão de Direito Agrário e Agronegócios da OAB-ES. Tem experiência em diversas áreas do Direito, com ênfase em Direito Público (inclusive licitações e contratos), Trabalhista, Ambiental e Trânsito, e pesquisa sua interface com outras áreas do conhecimento, em especial, a Filosofia.